terça-feira, 29 de novembro de 2011

Chevron e o vazamento de óleo após perfurações no Campo do Frade

A empresa americana Chevron ao efetuar três perfurações no Campo do Frade (Bacia de Campos) cometeram uma sucessão de erros. Um deles, foi um erro de cálculo na perfuração do poço e com isso gerou a abertura de 7 fissuras, uma delas contendo 257 metros de extensão por onde vazou o óleo deixando como marca uma mancha de 18 quilômetros de extensão em uma área de 11,8 quilômetros quadrados.
Após tudo isso tivemos que ouvir um simples pedido de desculpas do Presidente da Chevron do Brasil, o senhor George Buck, sinto muito em dizer que somente pedidos de desculpas não irá sanar todo o dano causado a pesca e a economia da região de Macaé, Casimiro de Abreu, Carapebus e Rio das Ostras.
Foi determinado o pagamento de R$ 260 milhões como multa à empresa, mas esse valor é ínfimo, pois a mesma possui um capital de U$ 26 bilhões.
E pior de tudo isso é que ocultaram o vazamento para o Ibama com imagens montadas tendendo a dizer que o mesmo já estava contido, quando na verdade havia sim, diminuído o vazamento, mas não cessado.
Agora a empresa Chevron contratou a Contecom para retirar o óleo que está boiando no mar, mas os erros permanecem sendo cometidos, agora essa subcontratada para limpeza está alocando os barris de óleo em um depósito na região de Duque de Caxias e já foram constatados vazamentos na região no sistema de águas pluviais, ou seja, só estão retirando o problema de um lugar e colocando em outro. Sabendo de tudo isso nenhuma das empresas aqui no Brasil responsáveis pela fiscalização (Ibama e Agência Nacional de Petróleo) tomaram providências. O Ministério Público suspeita de omissão e por isso as mesmas responderão conjuntamente com a Chevron nos quatro inquéritos que foram propostos.
As empresas com matrizes nos EUA acham que o Brasil é o quintal da casa deles e por isso podem fazer o que bem entender, saibam que não é bem assim não. Aqui neste país ainda tem pessoas de caráter que trabalham seriamente (como o MP) e tudo o que ocorreu está sendo apurado e espero ver a Chevron longe daqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário