quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Chuva durante a madrugada afeta várias regiões da cidade

Mal começaram as chuvas de verão e os alagamentos já iniciaram. Durante a noite de ontem (14/12) e pela madruga houve chuvas torrenciais e não demorou muito para que os cidadãos das regiões afetadas passassem apuros.
Ocorreram pontos de alagamento na região do Ipiranga, Vila Carioca, Moóca e as regiões do Grande ABC, onde o município de São Caetano foi o mais afetado.
A chuva começou por volta da meia-noite e em alguns bairros terminou por volta das sete horas da manhã. A região sul foi a mais afetada com 70mm de chuva em M´Boi Mirim e 64mm de chuva no Ipiranga.
Ano começa, ano termina e a situação permanece a mesma, é só cair um nível de chuva mais forte, pronto!!! O caos se instaura na cidade.
No bairro do Ipiranga as áreas afetadas foram a Avenida Juntas Provisórias e Viaduto Grande São Paulo. Na Vila Carioca foi atingido a entrada do metrô Tamanduateí e na Moóca os donos de estabelecimentos comerciais só abriram para a faxina. Em São Caetano do Sul foram 7 bairros afetados, aproximadamente 500 imóveis atingidos e 16 pessoas resgatadas pelo Corpo de Bombeiros. 
Os rios que transbordaram foram o Tamanduateí e o Ribeirão dos Meninos e atingiram os principais acesso à cidade de São Caetano, são elas: Avenida Guido Alibertti e Estrada das Lágrimas (que dá acesso ao bairro do Ipiranga).
Nesta situação de alagamentos não podemos só culpar os políticos, pois eu morei por alguns anos próximo ao Rio Ribeirão dos Meninos e já visualizei sofá boiando por lá, além de papéis, embalagens de salgadinhos e bolachas, copos plásticos entre outros jogados ao redor dessa região problemática. Não é preciso cair temporais para que ocorra o alagamento por lá, se a chuva for constante, ou seja, durar muitas horas mesmo que seja uma chuva moderada, já é o suficiente. 
É necessário civilidade para as pessoas que ali habitam a região, pois tudo que é jogado nas ruas durante uma chuva entra no bueiro e aí não existe piscinão que aguente o entupimento. A natureza apenas está respondendo a tudo de errado que estamos fazendo contra ela (a famosa lei da física: ação e reação). 
A desculpa de alguns cidadãos é que não encontram lixeiras nas cidades, mas cada um tem seu papel na sociedade e deve ser cumprido, não resolve empurrar a nossa responsabilidade para os outros. Vou dar um exemplo claro, quando estou na rua e tenho algo para jogar no lixo e não encontro cesto algum pela região onde estou, ou coloco em minha bolsa, mochila ou carrego comigo até encontrar um estabelecimento comercial onde possa jogar fora. Hoje em qualquer banca de jornal se tem uma lata de lixo. Esta desculpa de que não se encontra cestos de lixos na cidade, já não "cola" mais.
Isso tudo ainda acontece, pois existem pessoas mal educadas ao nosso redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário